quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fernando Vanucci: Bonemer, Bernardes, Pinheiro, Machado, etc...




Alô você, leitor da Rede Monstro, estou aqui no blog do meu amigo Leandro para falar sobre os meus tempos de Rede Globo, emissora por qual trabalhei desde 1973 quando morava em Belo Horizonte até 1999, quando eu já estava no Rio de Janeiro, saudades desta cidade maravilhosa.
Na Globo, participei de quase todos os programas da casa, com maior frequência nos programas esportivos e no Fantástico. Eu fui transferido da Globo Minas para a Globo principal no Rio em 1977 e substituía os titulares do Jornal Hoje, do Jornal Nacional e do Fantástico. E dividi durante muitos anos com o Léo Batista e depois com a Mylena Ciribelli a ancoragem do Globo Esporte e do Esporte Espetacular, programa que depois que foi para os domingos de manhã ficou sem graça, pois o EE foi para este horário influenciado pelo velho Show do Esporte da Bandeirantes, que apresentei depois que saí da Globo. O programa que mais gostei de fazer na Globo foi o Fantástico e os gols do Show da Vida, fiz grandes amigos no Fantástico, programa que virou um TV Fama mais famoso, a diferença que um tem o Nélson Rubens e o outro tem a Patrícia Poeta, ok ok, qual dos dois mais aumenta ou inventa? Agora vou falar sobre os meus grandes amigos e colegas que trabalhei no Fantástico.

Quando comecei a trabalhar na Globo carioca me tornei amigo do então ex-ator sheakesperiano, enólogo e diretor da revista Domingo no JB, Renato Machado, ele morava no Leme e hoje ele mora perto do Sushi Leblon. Nossa, o Renato é um dos meus grandes amigos que sei que estarão comigo até a minha morte, já perdi a conta de quantos sábados o Renato e eu saímos juntos para curtir a noite carioca, nós dois éramos muito mulherengos, pegamos muitas gatinhas e quando o Botafogo jogava no sábado, o Renato e eu íamos para o Maraca ou Marechal Hermes, o Botafogo jogava lá no fim dos 70 e começo dos 80 quando enfrentava times de porte médio e depois curtíamos a noite, fomos no Help, perto de onde o Renato morava, fomos nas casas do Ricardo Amaral, que é muito amigo do Renato, nas casas do Recarey, em 82 ele veio para a Globo e a nossa amizade fortaleceu ainda mais, ele é excepcional, o Renato pegou muitas mulheres famosas da época, como por exemplo, a Lucélia Santos, a Vera Fischer, a Luma de Oliveira (eu também peguei a Luma), a Christiane Torloni sempre foi um sonho do Renato, ele é doido até hoje em pegar ela, mas ela só deu uns selinhos. Eu também peguei muita mulher, peguei a Luma, a Regininha Poltergeist, a Núbia Óliver, não fiquei atrás não e em 1983 eu conheci dois grandes amigos: Em janeiro de 1983, Renato e eu entramos no teatro fênix, que ficava perto da Globo e lá tinham umas bailarinas dançando e uma delas chamou a nossa atenção, não parávamos de olhar para ela. Ela nasceu no Méier, é filha de um grande ator teatral que o Renato conhece pessoalmente desde os seus tempos de sheakesperiano, morou fora da capital até os 17 anos e virou nossa colega através da UFRJ. O nome dela? Fátima Bernardes, então moradora da Tijuca, quando ela voltou ao Rio estava morando perto deste que vos escreve, pois também morava por ali, perto da minha escola de samba preferida, o Salgueiro.

A Fátima viu que nós dois estávamos olhando ela no balé e quando terminou o ensaio, ela foi correndo atrás de nós dois e falou conosco, o Renato sempre irreverente, chamou ela de anã e perguntou qual era o nome dela? Ela respondeu: -O nome da anã é Fátima Bernardes, muito prazer. Ela disse que nós dois éramos os ídolos dela, mais o Renato do que eu, não é? Nos tornamos amigos da Fátima, ela passou a acompanhar o Renato e eu nas noitadas, nós três bebíamos muito, curtíamos todos os sábados, Renato e eu beijamos muito a Fátima quando ela não assumia um compromisso sério com um de nós dois e até me declarei para a Fátima, é sério, nunca tive uma paixão tão forte quanto eu tive pela Fátima, mas jamais sacanearia meu amigo, irmão e colega de time Renato Machado, que havia assumido que estava firme com a Fátima, eu não sabia que eles estavam tendo um relacionamento além das noitadas, aí tirei o meu time de campo por algum tempo e em 85/86, eu estava em São Paulo e encontrei o Renato com a Fátima, aí os dois me chamaram para voltar aos velhos tempos, estava um bom tempo sem curtir a noite e aí quando nós três fomos em uma casa noturna que fica no Morumbi conhecemos um rádio-ator e redator da Rádio USP que jamais queria ser apresentador de TV. Quem é ele? -Muito prazer, William Bonemer Júnior. O hoje William Bonner na época também fazia a segunda edição do Jornal Bandeirantes antes de ir para a Globo, a Fátima foi para a Globo depois dele em 87 mas já trabalhava em imprensa escrita, cara o William Bonner não é muito de encher a cara não, admiro a sobriedade dele, imparcialidade e isenção. A única parcialidade do Bonner é o SPFC, o cara já ia no Morumbi direto ver o Serginho Chulapa que jogou lá até 82, ele não cansava de fala do Waldir Peres, do Pedro Rocha, do Getúlio, do Toninho Guerreiro, o cara admira o São Paulo e torce para o tricolor paulista desde os seus sete anos de idade. Em 85, também conheci o Chico Pinheiro, amigo do Bonner e da Fátima, o Renato não gosta muito dele não, para falar a verdade, tive pouqíssimo contato com o Chico, mas ele parece ser um cara bacana. Caramba, a melhor fase de minha vida foi entre 1987 e 1998, trabalhei muito no Fantástico, adorava participar daquele antigo Show da Vida e ao lado dos meus fiéis amigos William Bonner (mais sério do que quem está lá hoje, ídolo, mestre, gênio, o cara, o Bonner trabalhou no Fantástico de 1988 a 91 e de 93 a 95 e ganhei dele uma camisa do tricolor paulista e também toda a coleção de CD's do Cid Moreira, o Bonner é cristão convicto, bebe socialmente, pois ele não gosta muito de álcool, ele está certíssimo e de todos nós é o que mostra maior equilíbrio emocional, Bonner valeu pelos CD's do Cid, pois se não fosse DEUS o que seria do seu amigo Vanucci, te assisto direto no JN, manda um abração no seu compadre Alberto de Campos e fala pra ele visitar os afilhados dele), Fátima Bernardes (minha amiga, minha rainha, minha musa, trabalhei com ela no Fantástico direto até o começo de 98, quando ela foi pro JN e nossa, lembro de nós dois ancorando o carnaval Globeleza de 1992 a 98, os fofoqueiros andaram dizendo muito sobre eu e a Fátima quando fazíamos o Globeleza juntos, mas o Renato pode ficar tranquilo, a Fátima é dele e o Vanucci aqui deseja a felicidade dos dois), Chico Pinheiro (tenho pouco contato com ele), Renato Machado (meu amigo, meu ídolo, mestre, gênio, somos parceiros de noite há 32 anos, trabalhamos juntos no Fantástico até 95, depois o Renato foi pro Bom Dia, mesmo ele estando com a Fátima, ele continua mulherengo, continua cantando a mulher do próximo, Renato, Renato... cuida da Fátima, hein? Ela é melhor que todas as mulheres que nós dois pegamos juntos nos bons tempos dos anos 80), além deles também trabalhei no Fantástico com o Carlos Nascimento (Conheço o Nascimento também há muito tempo, desde 79 ou 80, trabalhou no Fantástico até 95, o Nascimento não é de farra, um cara mais tranquilo, vive na boa, hoje está aguentando o Sílvio, rarái, Nascimento, ainda bem que você apresenta os telejornais do SBT, pois o Ivo Holanda é que tem função pior lá em Osasco, antigamente era na Vila Guilherme), Juarez Soares (amigo do Renato há mais de 40 anos, conheço ele há mais de 35 anos, trabalhou no Fantástico até 83, inteligente, sabe comentar, o único problema é que o Juarez é corinthiano), Maurício Kubrusly (está lá até hoje no Fantástico, o Kubrusly tem fama de mau humorado, não entendo como um cara mau humorado faz reportagens cômicas para a TV, mas o Kubrusly é um cara inteligente, trabalhei com ele no Fantástico e no carnaval, eu aqui e ele no Anhembi), Leilane Neubarth (grande ruiva, prima do Chico e do Renato, trabalhou no Fantástico de 83 a 95, uma grande parceira que estou com saudades, tem muito tempo que não vejo a Leilane pessoalmente) e Glória Maria (figuraça, somos amigos também há 32 anos, a Glória Maria gosta muito do Bruno Chateaubriand, do Amaury Veras, do Milton Cunha, do Ney Matogrosso, todos eles que jogam em um time que eu não jogo nem depois de morto são amigos dela, nossa vi muito a Glória Maria ao lado do Bruno Chateaubriand e do André Ramos, são colegas de noite). Foram muitos os colegas que trabalharam comigo no Fantástico, hoje estou na Rede TV! com o Bola na Rede, escrevendo aqui no blog do meu amigo Leandro e gostaria de pedir encarecidamente aos meus grandes amigos que tenho na minha segunda casa que é a Rede Globo. O Leandro tem um sonho nesse segundo semestre que é começar a fazer com que seus scripts jornalísticos sejam postos em prática, conheci ele em março deste ano e ele adora vocês, conhece vocês há mais de 18 anos assistindo os telejornais que nós apresentávamos e que vocês continuam apresentando aí no Jardim Botânico, onde o Bonner morou quando se mudou para o RJ, mas hoje ele mora na Avenida das Américas, grande William, vou aí te visitar no JN, mas voltando a falar sobre os scripts do rapaz que vocês apelidaram de Fauno, pois ele convive na Estácio - Rebouças que vocês tem um projeto jornalístico lá, ele admira o William, a Fátima, o Renato, a Glória Maria, o Nascimento e tantos outros colegas e sei que no segundo semestre ainda estão neste projeto o William, o Renato e a Glória Maria (a Fátima estava e saiu para cuidar de outros projetos envolvendo o Jornal Nacional e o Juarez Soares saiu também para cuidar de seus projetos pessoais, entre eles, projetos políticos, além do Chico e da Leilane, que se afastaram do projeto para cuidarem do RJTV e do SPTV) e peço aos nomes citados que estão ligados a Rede Globo atualmente, em nome da nossa velha amizade, o Leandro está pensando em fazer encenações teatrais para as crianças e para os amigos dele e de vocês de edições dos telejornais da Globo, principalmente o JN e o Fantástico, ele se DEUS quiser, volta das férias do dia previsto pela Estácio e vai falar com vocês quando vocês estiverem lá no Rebouças, pois ele adora o trabalho de vocês e conta com a credibilidade dos meus grandes amigos de tantos anos para que esse projeto saia do papel e não fique na promessa.

Meus amigos, valeu mesmo, adorei escrever aqui no blog do Leandro, mando abraços para todos os nomes citados no blog e sucesso, muito sucesso para todos e tchau! (FERNANDO VANUCCI)

Nenhum comentário: