sábado, 7 de junho de 2008

Rede Manchete - 25 anos (YES Manchete - NO Rede TV!)

Amigos da REDE MONSTRO, gostaria de falar sobre a Rede Manchete, que na última quinta feira 05 de junho de 2008 se estivesse no ar, completaria 25 anos de existência. A emissora de Adolpho Bloch assustou e muito a Rede Globo nos anos 80 e no início dos anos 90, principalmente com a novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa (1990) e que até segunda ordem, será reprisada pelo SBT a partir de segunda-feira. Não foi só nas novelas que a TV Manchete assustou a Globo. Em 1984, a emissora transmitiu com exclusividade os desfiles das Escolas de Samba daquele ano na recém inaugurada Marquês de Sapucaí, fazendo com que a Globo (que se recusou a trasmitir os desfiles por causa da briga com Brizola) transmitisse apenas flashes dentro do Fantástico no domingo e do Jornal Nacional na segunda-feira.

Um projeto inovador que fez tremer as bases nos anos 80 e acabou se perdendo a partir de 1992,
com o grupo IBF assumindo a emissora, que foi devolvida aos Bloch em 1993 e que agonizou em várias crises até maio de 1999, quando o Sr. Dallevo comprou a Manchete e a transformou na famigerada e ojerizada Rede TV!, que só tem um programa de qualidade: Amaury Jr., enquanto na Manchete víamos muito mais qualidade e menos vulgaridade: Vamos citar alguns do sucessos da emissora que priorizava Você em primeiro lugar.

Jornalismo: O clássico Jornal da Manchete, que estreou junto com a emissora, saiu do ar junto com ela. Particparam da história do telejornal nomes como Carlos Bianchini, Roberto Maya, Alexandre Garcia, Ronaldo Rosas, Leila Richers, Eliakim Araújo, Leila Cordeiro, Márcia Peltier, Carlos Chagas, Augusto Xavier (que inclusive foi ator na novela Brida e é um dos únicos a se salvar na transição Manchete - Rede TV!), Elisa Mendes, Leda Nagle, etc....

Também podemos citar o Programa de Domingo, que também foi um dos grandes carros chefes da programação da Manchete: O programa teve vários apresentadores, entre eles Márcia Peltier, Carlos Bianchini, Maitê Proença, Ronaldo Rosas (que mais tempo apresentou), Kátia Maranhão e Georgia Wortmann. A atriz Carolina Ferraz também apresentou o programa.

Não podemos esquecer também o Documento Especial, o jornalístico impublicável de Nélson Hoineff, o Noite Dia, telejornal comandado por Renato Machado entre 1991 e julho de 1992 e o policial Na Rota do Crime, com Marcos Hummel entre 1996 e 1998.

Novelas : Pantanal, Dona Beija, Kananga do Japão, A história de Ana Raio e Zé Trovão, Marquesa de Santos, Xica da Silva, entre outras.....

Desenhos e seriados: na maioria japoneses - Jiraya, Jaspion, Shurato, Super Campeões, Changeman, o clássico Os Cavaleiros do Zodíaco

Outros sucessos: Cabaré do Barata, Clube da Criança (que lançou Xuxa e Angélica), Milk Shake (também comandado por Angélica), Acredite se Quiser, Raul Gil (entre 1995 e 1998), etc...

Mas o apresentador mais polêmico que passou pela emissora foi ele mesmo, Clodovil Hernandez, que atuou na Rede Manchete entre 1986 e 1998 e em 1992 (na gestão IBF).

No ano de 1988, Clodovil entrevistou o cantor Lobão e iniciou a entrevista com a seguinte pergunta.
- Lobão, qual é a sua sensação ou há quanto tempo você cheira?

O cantor ficou p* da vida e disse.
-O mesmo tempo qu você dá o c*!!!

Os dois desmentem que ocorreu isso no ar, mas como este que vos escreve não pode confirmar
por que não teve a oportunidade de ver a história, pedimos aos leitores que comentem sobre este
fato que é o maior clássico da história da Rede Manchete, que sempre primou pela qualidade e não pódemos dizer o mesmo de sua sucessora, que se orgulha de usar e abusar da vulgaridade.


Nenhum comentário: